sábado, 17 de setembro de 2016

Alan Turing e a Criptografia

Se você usa um computador, ou qualquer dispositivo derivado dele, SmartPhone, Tablet, etc. E já se perguntou, como isso tudo começou?
Neste artigo vamos falar sobre Alan Turing, reconhecido também como o pai da computação moderna.
Tudo começou antes da Segunda da Guerra, muita coisa aconteceu, provavelmente seu professor de história desconhece a importância de Alan, na guerra, e no mundo como conhecemos hoje. Alan Mathison Turing OBE (23 de junho de 1912 — 7 de junho de 1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico.

Os nazistas tinham um avançado sistema de comunição, baseado em "chaves" (criptografia), e que era, para muitos especialistas inquebrável, mas Turing, junto à outros matemáticos da época, fizeram parte de um time que foi reunido para "quebrar" o "Enigma" dessa máquiná e assim ter acesso aos planos de batalhas dos inimigos.

A explicação do funcionamento da máquina não é tão simples, e afinal, estamos falando de criptografia, algo bem complexo, mas, basicamente a máquina consistia em um teclado, semelhante à uma máquina de escrever (Ditalografia), com um sistema que embalharava as mensagens, de tal forma, que ficavam quase impossíveis de ler, daí, apenas quem tinha o trajeto inverso feito pela mensagem seria capaz de ter acesso as informações, já que na criptografia, o importante não é ter o a "mensagem", já que esta não pode ser lida diretamente, mas sim, ter o conteúdo junto à uma chave capaz de "revelar o oculto" (Cripto).

Conclusão:

Neste artigo vimos um pouco sobre a história da criptografia e de Alan Turing, ainda há muito mais a se falar. Gostou do artigo? deixa o seu comentário, e compartilha para aquele seu amigo nerd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário